top of page

O sono e o desenvolvimento infantil

  • Foto do escritor: Patricia Lobo
    Patricia Lobo
  • 12 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2019


O sono irregular pode afetar o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Para uma boa qualidade do sono, é muito importante manter uma rotina com os horários e estar atento aos primeiros sinais de alterações.


Não dormir o suficiente impacta no bom funcionamento do organismo em todas as faixas etárias. Mas os sinais de déficit de sono nas crianças não são iguais aos dos adultos. As vezes um comportamento agressivo pode ser resultado de noites de sono inadequadas, diferentes do adulto, que, mais frequentemente, manifesta o sono ruim com sonolência durante o dia.


Crianças que dormem mal tendem a ser mais irritadas, agitadas, agressivas, além de apresentarem dificuldades de concentração e dificuldades de aprendizado. Muitas vezes, esses sintomas podem ser confundidos com mau comportamento, pirraça ou, até mesmo com alguns transtornos neurológicos, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno opositor desafiador (TOD), entre outros. Outras consequência são: sobrepeso e déficit de crescimento.


Criança também pode apresentar insônia por causa de ansiedade ou outras causas emocionais. A enurese noturna (o xixi na cama) também pode ser consequência de um distúrbio de sono. Vários fatores, além de doenças, podem alterar o sono, como exposição a aparelhos eletrônicos e brincadeiras muito agitadas antes do horário de dormir.


Distúrbios respiratórios, como apneia – que na infância pode ser causada pelo aumento da adenoide e/ou amígdalas, por exemplo-, são outros problemas recorrentes, associados a uma qualidade de sono ruim. Cólicas e refluxo gastroesofágico também figuram na lista dos quadros comuns que mais costumam impactar o sono infantil.


Avaliar as causas dessa situação, sejam elas ambientais ou relacionadas a alguma doença, e promover medidas que possam ajudar essa criança a dormir bem é fundamental para um bom desenvolvimento. Mudanças nesses padrões permitem melhorias significativas em quesitos como capacidade de concentração, aprendizagem e sociabilização – além de melhorias na qualidade de vida da própria família.


Entre outros benefícios importantes para o metabolismo, noites bem dormidas fazem com que o sono mais profundo seja alcançado, o que gera liberação do hormônio GH, responsável pelo crescimento. Além disso, é durante o sono que o cérebro “consolida” conexões que propiciam o aprendizado de habilidades motoras e intelectuais.


COMO PROMOVER UMA BOA HIGIENE DO SONO


- A regularidade de horário para deitar a criança deve ser mantida, inclusive aos fins de semana.

- Ter uma rotina de deitar estabelecida com um ritual que precede a ida para a cama ajuda a criança a assimilar o hábito (tipo: tomar um banho relaxante, vestir o pijama, escovar os dentes, contar história, etc.);

- Deitar a criança ainda acordada, permitindo o uso de objeto de transição como uma fralda, chupeta ou boneco ajuda no relaxamento e assimilação do processo de relaxamento para o adormecer;

- Sempre que possível, deve-se evitar o adormecer em local que não a própria cama;

- Evitar atividade estimulantes antes de adormecer como exercícios físicos ou brincadeiras intensas, bem como a utilização de aparelhos eletrônicos (TV, celulares, tablets e joguinhos).


Sinais que requerem avaliação:

- Criança se apresenta mais agitada do que de costume;

- Dificuldades de atenção e de aprendizagem;

- Crescimento e/ou ganho de peso fora de curva, sem outras razões identificáveis;

- Sono irregular, sem padrão de horários ou muito entrecortados;

- Ronco.


ree

 
 
 

Comentários


R. Francisco Holanda, 730 Fortaleza - CE, 60135-215, Brasil -

Clínica Sinapse Diagnóstico

(085) 974015656

Whatsapp: (85) 974015656

©2022 by Dra. Patrícia Lobo Maia. Proudly created with Wix.com

  • Instagram
bottom of page